O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Saloá - As obras de Saneamento e Pavimentação continuam.

Dando continuidade as obras de Saneamento e Pavimentação, a prefeitura de Saloá através da Secretaria de Obras iniciou esta semana os trabalhos nas ruas no entorno da Academia da Saúde. Já estão sendo colocadas as guias para em seguida ser realizada a colocação dos paralelepípedos. Lembrado que a Academia da Saúde é frequentada durante toda semana por centenas de mulheres que realizam suas atividades físicas, então esta ação de pavimentação e saneamento irá melhorar o acesso ao local já que ainda existem alguns esgotos no seu entorno e que depois da obra terminada estes não mais existirão, proporcionando uma melhor qualidade de vida para os moradores e frequentadores da localidade.


ESTA É MAIS UMA AÇÃO DO GOVERNO DE SALOÁ

UNIÃO A CAMINHO DA CIDADANIA

Exames De Ultrassonografia na Medical Center

A Medical Center é uma das mais conceituadas Clínicas do interior de Pernambuco, e agora a população de Saloá tem este serviço exclusivo na cidade.
Nesta sexta-feira trará a especialidade de Ultrassonografia, portanto não perca tempo e agende o seu exame.

A Medical Center está localizada na Av. Getúlio Vargas, ao lado da Panificadora Brandão.

Cabrobó: Criminoso envolvido em crime contra PMs na Bahia é identificado

A Policia Militar identificou um segundo criminoso da quadrilha responsável pela morte de dois policiais militares em Bom Jesus da Lapa. De acordo com a Secretária de Segurança Pública do Estado (SSP), Edson Carlos Clementino dos Santos, 37 anos, estava escondido na cidade pernambucana de Cabrobó e atirou contra unidades das polícias baiana e pernambucana quando foi abordado.

Segundo informações do Bocão News, dois homens, que estavam armados e acompanhando Edson foram feridos e também morreram durante represália à ação policial. Ainda não existem indícios de que eles tenham participado da morte dos PMs em Bom Jesus da Lapa. 

Participaram da incursão militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Grupamento Aéreo da PM (Graer), da Companhia Independente de Policiamento Especializado Caatinga, além de forças de segurança de Pernambuco.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Suspeitos de matar PMs na BA morrem em troca de tiros com policiais na zona rural de Cabrobó, no Sertão de PE

Local da Operação: Ilha da Assunção ( Cabrobó )

Neste sábado dia (28), suspeitos de envolvimento na morte dos dois policiais militares na cidade baiana de Bom Jesus da Lapa morreram durante troca de tiros com agentes da Companhia de Polícia de Ações em Caatinga (CPAC), Graer e Bope da Polícia Militar da Bahia.

De acordo com a polícia, os homens teriam se refugiado na cidade pernambucana de Cabrobó, onde foram encontrados e reagiram ao notarem a aproximação da equipe.

Agora, são contabilizadas seis mortes de suspeitos do caso ocorrido em Bom Jesus da Lapa no último domingo (22).

Municípios passam a ser obrigados a fazer levantamento de infestação por Aedes Aegypti



Resolução do Ministério da Saúde publicada ontem (27) no Diário Oficial da União torna obrigatória a realização de levantamento entomológico de infestação por Aedes aegypti em todos os municípios do país. O texto também estabelece que as informações sejam enviadas às secretarias estaduais de saúde e, posteriormente, ao Ministério da Saúde.

De acordo com a publicação, a decisão foi tomada levando em consideração os diversos condicionantes que permitem a manutenção de criadouros do mosquito, a cocirculação de quatro sorotipos da dengue no país e a existência de grande contingente populacional exposto previamente a infecções pelo vírus, aumentando o risco para ocorrência de epidemias com formas graves da doença e elevado número de óbitos.

Presos por roubo a bancos se comunicavam com presidiários para atuar, diz polícia

Vídeo:



A Polícia Civil detalhou, na tarde desta sexta-feira (27), a ação da quadrilha suspeita de explodir bancos em Pernambuco e em outros dois estados do Nordeste. Pelo menos nove municípios pernambucanos foram alvo dos criminosos, que utilizava armas de fabricação estrangeira e se comunicava com presidiários para atuar no roubo de agências bancárias.


"De dentro do presídio, eles [os detentos] se comunicavam com quem estava fora do presídio", informou o chefe em exercício da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Amaral. Ainda de acordo com ele, a quadrilha usava armas de grosso calibre para atirar contra postos e unidades policiais e, dessa forma, inibir a segurança de agências bancárias do interior. 

Bahia: Líder do caveira que comandou massacre de presos em presídio morre em confronto com a polícia


Com a apreensão de 430 quilos de drogas, morreu em um confronto com policiais da Coordenação de Operações Especiais (COE), na tarde desta sexta-feira (27), Ronilson Oliveira de Jesus, o 'Rafael', 29 anos, acusado de comandar o massacre de presos e familiares no Presídio de Feira de Santana, em 24 de maio de 2015, e de diversos homicídios em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia.

O líder do tráfico de drogas, com participação em roubos a bancos no interior baiano e integrante do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública, Rafael estava escondido em Abrantes, no município de Camaçari, e reagiu a abordagem dos policiais do COE. A operação foi planejada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin).

Enquanto isso... Lava Jato pode consagrar ou arruinar Supremo


Confrontados com o descalabro exposto nos depoimentos dos 77 delatores da Odebrecht, os ministros do Supremo Tribunal Federal deveriam esquecer a Constituição e o Código Penal por um instante, para se concentrar num conto de Ernest Hemingway. Chama-se ‘As Neves do Kilimanjaro’. Começa com um esclarecimento:

“Kilimanjaro é uma montanha coberta de neve, a 6 mil metros de altitude, e diz-se que é a montanha mais alta da África”, anotou Hemingway. “O seu pico ocidental chama-se ‘Ngàge Ngài’, a Casa de Deus. Junto a este pico encontra-se a carcaça de um leopardo. Ninguém ainda conseguiu explicar o que procurava o leopardo naquela altitude.”

O leopardo do conto serve de metáfora para muita coisa. Tanto pode simbolizar a busca romântica pelo inalcançável como pode representar o espírito de aventura levado às fronteiras do paroxismo.

O Supremo, como se sabe, é o cume da Justiça brasileira. Seus ministros acham que estão sentados à mão direita de Deus. Num instante em que a deduragem dos corruptores confessos da Odebrecht empurra mais de uma centena de encrencados na Lava Jato para dentro dos escaninhos da Suprema Corte, cabe aos ministros interrogar os seus botões: o que fazem tantos gatunos da política no ponto mais alto do Poder Judiciário?

No aeroporto de NY, Eike é parado por brasileiros para selfies


O empresário Eike Batista embarcou às 21h45m (0h45m no horário brasileiro de verão) deste domingo (29) para se entregar à polícia. Ele está no voo 973 da American Airlines, com pouso previsto para às 0h30m desta segunda-feira no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Segundo o jornal O Globo, Eike não usou a sala VIP e afirmou ao jornal que não costuma fazê-lo. Após um tempo no corredor, começou a ser reconhecido e posou para algumas selfies. Alguns passageiros o elogiavam e, embora dissessem não querer estar na pele dele, destacavam seu empreendedorismo. Outros o atacavam. 

Ainda segundo o jornal, muitos brasileiros tiravam fotos à distância e um casal alertava antes do embarque para um grupo de jovens que queria entrar no avião bradando: "Uh, uh, uh, direto pra Bangu".

Cachoeira de Missão Velha, no Ceará, volta a jorrar após chuvas


A cachoeira de Missão Velha, no Cariri, voltou a jorrar neste fim de semana após uma sequência de chuvas de média e grande intensidade na região. A cachoeira é um dos principais pontos turísticos da cidade, mas tem ficado seca na parte do tempo nos últimos cinco anos, período em que o Ceará enfrenta uma das piores secas da história. 
O Cariri é a única região do Ceará onde as chuvas estão acima da média histórica neste início de ano. A cidade de Missão Velha acumula 195 milímetros de precipitação desde o dia 1º, 17% a mais do que o esperado para o período.

Cármen Lúcia homologa as delações da Odebrecht


A presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Cármen Lúcia, homologou, nesta segunda-feira (30), as 77 delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht.

Agora, o material será encaminhado para a Procuradoria Geral da República, que vai analisar os documentos para decidir sobre quais pontos irá pedir investigação. De acordo com o site O Antagonista, as delações ficaram em segredo de Justiça. Antes, havia a expectativa de que os depoimentos fossem publicados neste mês de fevereiro.

Na última sexta-feira (27), juízes auxiliares do gabinete do ministro Teori Zavascki concluíram as audiências com os 77 executivos e ex-executivos da empreiteira Odebrecht que fecharam acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato. (Via: G1)

Temer visita estação de bombeamento em Floresta, no Sertão de PE


O presidente Michel Temer (PMDB) já chegou à estação de bombeamento EBV-3 do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Floresta, no Sertão de Pernambuco, para a inauguração da obra. A nova estação vai impulsionar a água do Rio São Francisco por mais 60,9 quilômetros, rumo aos Estados da Paraíba e Pernambuco.

O presidente também participará do anúncio da liberação de mais verbas para ações de convívio com a seca.

De lá, a comitiva, que conta com o ministro Helder Barbalho e o governador Paulo Câmara (PSB), segue para o município de Serra Talhada, onde será inaugurado o novo campus do Instituto Federal do Sertão (IF Sertão-PE), às 11h. (Via: Blog da Folha)

Pesquisadores preveem agravamento da seca no Nordeste


A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal.
O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico.
Segundo o documento, a tendência é que os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa durante a estação chuvosa, uma vez que as precipitações devem ficar abaixo da média histórica.
Os pesquisadores alertam para o “acentuado risco” de esgotamento da água armazenada em represas e açudes, entre novembro deste ano e janeiro de 2018, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco.
Pelo aumento do potencial de queimadas a partir de fevereiro, a estiagem na região do extremo norte da Região Norte também gera preocupação, especialmente nas áreas leste e nordeste de Roraima.
Isso deve ocorrer em função das temperaturas mais altas. A seca eleva o risco de focos de incêndio, que podem se alastrar por grandes áreas de floresta.
“Se a cobertura vegetal diminui, o solo fica mais exposto e gera um aumento maior na temperatura. É um círculo vicioso”, diz o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo.

Sem curso superior, Eike Batista quer garantia de que não ficará em prisão comum para se entregar

Com seu nome na lista de procurados pela Interpol, o empresário Eike Batista quer a garantia de que não será enviado a uma prisão comum, onde acredita que possa correr risco de vida, para se entregar. A informação é da Folha de S. Paulo. Isso porque mesmo com uma fortuna estimada em US$ 30 bilhões, Eike não tem curso superior, o que não lhe dá direito a uma cela especial. A PF tentou prender o empresário na última terça (24), mas ele viajou para os Estados Unidos, usando seu passaporte alemão. No momento, seus advogados negam a fuga e negociam seu retorno ao país. Ex-empresário mais rico do país, Eike é alvo da Operação Eficiência, deflagrada nessa terça pela PF. De acordo com a delação de dois operadores financeiros, ele pagou US$ 16,5 milhões de propina a Sergio Cabral durante o mandato do segundo como governador do Rio de Janeiro.

Cantor Beto Barbosa é preso no Ceará

O cantor Beto Barbosa foi preso na manhã desta sexta-feira (27), após uma confusão num supermercado de Fortaleza, no Ceará. O cantor, de 61 anos, foi encaminhado ao 2º Distrito Policial, no Bairro Meireles.
Em um vídeo que está circulando nas redes sociais e foi divulgado pelo jornal Tribuna do Ceará, Beto Barbosa pede que os policiais o soltem. “Eu não sou bandido para ser algemado. Tire essas algemas de mim que eu não fiz nada. O que foi que eu fiz pra ser algemado? Eu só disse que não era vagabundo”, disse.
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou a prisão do cantor. “A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), informa que a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) foi acionada para uma ocorrência envolvendo o cantor Beto Barbosa. O artista se desentendeu com o segurança de um supermercado localizado na Praia de Iracema. Ambas as partes foram encaminhadas para o 2º Distrito Policial para esclarecimentos sobre o fato. O caso ocorreu por volta de 8h20 desta manhã”.
Procurada por QUEM na tarde desta sexta-feira, a assessoria de imprensa do cantor não desmentiu a situação, mas não soube informar maiores detalhes sobre o caso. “Não sei exatamente o que aconteceu, por isso prefiro não falar sobre o assunto por enquanto”, afirmou o representante de Beto Barbosa.
Veja o vídeo:


O nascimento de um bebê australiano está chamando a atenção de todos. O motivo? Brian Junior fugiu totalmente do padrão e nasceu com mais de seis quilos e 57 centímetros. E mais surpreendente ainda, de parto normal . A média é que um recém-nascido tenha cerca de 3kg, mas Brian tem mais que o dobro disso (6,06kg). As informações são do site do jornal australiano “Herald Sun”
O fato inusitado aconteceu no Hospital de Mercy, na cidade de Melbourne, no estado de Vitória. De acordo com os médicos, Brian já pode ser considerado o maior bebê dos últimos tempos nascido na Austrália . 
Brian é o quarto fIlho de Natashia Corrigan, e surpreendeu a mãe com seu tamanho e peso. De acordo com o site do jornal, ela não esperava que ele fosse tão grande, mas ficou muito feliz e realizada com o nascimento da criança. “Sempre desejei um bebê pequeno e gordo” disse. “Ainda estou achando difícil acreditar”, completou.  
O trabalho de parto
Por conta do tamanho de Brian, o trabalho de parto não foi tão fácil como em outros casos. Para para aliviar a dor, Natashia precisou inalar um gás. E para apoiá-la, o marido e a irmã ficaram presentes durante todo o processo no centro cirúrgico do hospital. “Eles me mantiveram forte e calma quando parecia que o caos estava acontecendo ao meu redor”, disse ela.
Além do gás e do apoio da família, foi preciso reforço para tirar o bebê do ventre de Natashia. “Ele era tão grande que foi difícil tirá-lo, e eles tiveram que chamar alguns funcionários extras para entrar e ajudar”, detalhou o pai, que também se chama Brian. 
O pai, também chamado Brian, ficou muito feliz com o nascimento, mas também bastante impressionado com tudo. “Foi um pouco assustador, mas agora está tudo bem. Tanto a mãe quanto o meu filho passam bem”, contou.  É fofura tamanho família para esses australianos!

Polícias da Paraíba e de Pernambuco prendem nove pessoas suspeitas de integrar quadrilha de explosões bancárias

As Polícias Civis da Paraíba e de Pernambuco realizaram, na manhã desta sexta-feira (27), a “Operação Sem Divisas“, que teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão em desfavor de suspeitos de integrar uma organização criminosa responsável pela prática de roubo qualificado, latrocínio tentado e explosões bancárias, entre outros delitos. Em território paraibano, nove pessoas foram presas pelo cumprimento das ordens judiciais e também em flagrante, entre elas o vereador Moisés Marques Sousa, da cidade de Alcantil.
De acordo com o delegado da 2ª Superintendência de Polícia Civil na Paraíba, Luciano Soares, a ação de repressão qualificada teve como base investigações desenvolvidas de forma integrada. “Paraíba e Pernambuco trocaram informações sobre os investigados e a consequência foi o deferimento dos mandados judiciais pela comarca de Macaparana. A Polícia Civil da Paraíba deu apoio à operação empregando 45 policiais. Destacamos a integração que deve existir entre as polícias judiciárias, principalmente aquelas que fazem divisa”, frisou a autoridade policial. Além da cidade de Alcantil, outras prisões foram realizadas em Campina Grande e Alagoa Grande. Durante as buscas, foram apreendidas três pistolas (.45, 9mm e 380), além de R$ 3 mil.
De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, as investigações tiveram início há aproximadamente nove meses e na operação foram empregados 245 policias de ambos os estados, para cumprimento de 45 mandados judiciais sendo 16 de prisão temporária, três de condução coercitiva e 26 de busca e apreensão. Dos mandados de prisão decretados, três se relacionam a alvos que atualmente estão dentro do sistema penitenciário.
Na Paraíba, os presos em flagrante foram conduzidos para Central de Polícia de Campina Grande, onde permanecem à disposição do Poder Judiciário para audiência de custódia. Já os presos por cumprimento de mandado serão encaminhados para o estado de Pernambuco.

Paraíba: Suspeito de matar maquiadora é preso em flagrante pela Polícia Militar


A Polícia Militar prendeu, em menos de 12h, o suspeito de matar a facadas a maquiadora Sabrina Sirino Rodrigues, de 26 anos, no bairro de Manaíra, em João Pessoa. O crime aconteceu às 23h22 dessa quinta-feira (26) e o suspeito, Ronaldo de Souza dos Santos, de 28 anos, foi preso durante a manhã dessa sexta-feira (27), no centro da capital.
O comandante do 1º Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp) de Manaíra, capitão Antônio de Sousa , contou que as câmeras de segurança de uma casa flagraram o momento do crime, que aconteceu em uma calçada da Avenida Maria Rosa, e por meio das imagens os policiais identificaram o autor e iniciaram as buscas.
“Ele estava morando com ela há seis meses no mesmo bairro onde aconteceu o crime e o que o motivou a tirar a vida da vítima, segundo o que ele contou, foi ciúmes. Ele disse que fez isso porque suspeitou de que ela não queria ficar mais com ele e resolveu fazer isso para que ela não fosse mais de ninguém, relatos que a Polícia Civil ainda vai investigar de forma mais aprofundada”, detalhou.
A vítima ainda chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Emergência e Trauma, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
O suspeito foi apresentado na Central de Polícia Civil, no Geisel. Ele deve ser autuado por homicídio qualificado por se tratar de um feminicídio (assassinato de mulher) envolvendo questão de violência doméstica e familiar, cuja pena passou a ser mais severa desde março de 2015, quando entrou em vigor a lei Nº 13.104.

Porteiro pede leite materno para a filha após perder mulher e filho em PE


cats
Esposa teve uma parada cardíaca e gêmeos nasceram de forma prematura. Menino morreu oito dias depois da mãe; menina está internada na UTI. O porteiro Fabiano Ferreira Santos, de 34 anos, começou uma campanha por um aplicativo de mensagens em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, para conseguir alimentar a filha com leite materno. A menina, que nasceu de forma prematura no dia 9 de janeiro, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular da cidade. A esposa dele, Thaís Emanuelle, de 29 anos, estava grávida de gêmeos, teve uma parada cardíaca e morreu.
Thaís começou a passar mal por volta das 5h e foi levada para o hospital. “Ela chegou praticamente sem vida ao hospital, mas ainda resistiu até às 10h30”. Os médicos realizaram o parto e as duas crianças, um menino e uma menina, conseguiram sair com vida. “O meu menino não aguentou e morreu oito dias depois”, contou o pai.
Thais estava grávida de gêmeos quando teve uma parada cardíaca (Foto: Arquivo Pessoal/Fabiano Ferreira)
Thaís estava grávida quando teve parada cardíaca (Foto: Arquivo Pessoal/Fabiano Ferreira)
Eu fiquei muito mal depois tudo, porque o que eu esperava era a minha esposa com dois bebês, mas agradeço a Deus por ele ter me dado a pequena”, disse Fabiano. A menina, que recebeu o mesmo nome da mãe, está internada porque está abaixo do peso e precisa de leite materno. “Minha bebezinha estava tomando leite artificial e esse leite não estava dando o resultado que o leite materno dá”.
A bebê nasceu com 1,425 kg e ganhou peso nos últimos oito dias após receber as doações de leite materno. Para Fabiano, a campanha tira o foco da dor e faz com que ele se preocupe em levar a filha para casa. Ele explicou que a menina precisa de, pelo menos, 250 ml de leite materno por dia.
Os amigos começaram a ajudar na campanha ao compartilhar em grupos que a bebê precisa de leite. “Sempre o pessoal liga para mim e para a Fusam [Maternidade Jesus Nazareno]. Eu dou as informações do que precisa e eles fazem a doação. Ou então entra em contato comigo e eu vou e pego em casa e trago para o hospital, que faz todo o processo. Tudo está sendo muito importante e a melhora dela está sendo significativa”.
Via: G1

Bandeira tarifária verde será mantida nas contas de energia em fevereiro

Com a melhoria das condições dos reservatórios do país devido às chuvas que vem ocorrendo desde o inicio de 2017, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou ontem (27) que em fevereiro será mantida a bandeira tarifária verde, ou seja, sem cobrança extra dos consumidores.
Em nota, a Aneel informou que “a condição hidrológica favorável”, que consta do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), possibilitou o acionamento de térmicas com custo operacional reduzido, chamadas de Custo Variável Unitário (CVU), abaixo de R$ 211,28 por megawatt-hora (R$/MWh).
A cor da bandeira em vigor no mês da cobrança é impressa na conta de luz e indica o custo da energia elétrica, em função das condições de geração de eletricidade. Por exemplo, quando chove menos, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia.
De janeiro de 2015, quando o sistema foi implementado, até fevereiro de 2016, a bandeira tarifária se manteve vermelha, primeiramente com cobrança de R$ 4,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos e, depois, com a bandeira vermelha patamar 1, que significa acréscimo de R$ 3,00 a cada 100 kWh.
Em março de 2016, a bandeira passou para amarela, com custo extra de R$ 1,50 a cada 100 kWh. De abril a outubro ficou verde, sem cobrança extra. Em novembro passado, a bandeira passou para a cor amarela novamente e, em dezembro, passou para verde.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a energia de hidrelétricas. (Via: Agência Brasil)

Morre o Russo, ex-assistente de palco da Globo


Antônio Pedro de Souza, o Russo, que foi assistente de palco da TV Globo, morreu na manhã deste sábado, 28, no Rio. Russo, de 85 anos, estava internado há uma semana no hospital Mário Lioni, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
A neta de Russo, Bruna Bergamini, contou que o avô sofreu uma embolia pulmonar.
O velório e enterro de Russo será no domingo, 29, no cemitério de Xerém, na Baixada Fluminense. As informações foram confirmadas em nota pelo hospital onde ele esteve internado.
Russo ficou famoso ao trabalhar ao lado de Abelardo Barbosa, o Chacrinha, em 1965, de quem foi assistente de palco até a década de 1990. Russo também trabalhou nno “Domingão do Faustão”, “TV Xuxa”, “Estrelas” e “Caldeirão do Huck”.

Polícia Civil deflagra ação contrabando suspeito de explodir bancos em Pernambuco

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta sexta-feira (27), uma ação para desarticular uma quadrilha acusada de participar de explosões em agências bancárias. A ‘Operação Sem Divisas’, a primeira de 2017, prevê o cumprimento de 45 mandados, sendo 16 de prisão temporária, três de condução coercitiva, além de 26 de busca e apreensão. O grupo também é apontado como responsável por roubos e tentativas de homicídio.

Dos mandados de prisão decretados, três serão cumpridos contra alvos que atualmente estão no sistema penitenciário. As ordens foram expedidas pelo Juiz da Comarca de Macaparana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

As investigações tiveram início há aproximadamente nove meses e foram efetuadas pela Delegacia de Policia de Roubos e Furtos, do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri). Participam da ‘Sem divisas’ 200 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. A ação conta com apoio de 45 policiais da Paraíba.

Concurso para Corpo de Bombeiros de PE tem 300 vagas e inscreve a partir de segunda-feira

O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial, nesta sexta-feira (27), a abertura de concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar. São 300 vagas disponíveis para o posto de soldado. As inscrições terão início na segunda-feira (30) e seguem até 26 de março. Elas custam R$ 129,60 e poderão ser feitas pelo site da comissão organizadora da Universidade de Pernambuco (UPE).

A seleção pública terá validade de dois anos, a contar da data da primeira homologação do seu resultado final, a ser publicado no Diário Oficial do Estado. O prazo poderá ser prorrogado uma vez por igual período. Das 300 vagas oferecidas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência, em conformidade com as legislações em vigor.

O candidato que desejar concorrer às vagas reservadas para pessoas com deficiência deverá, no ato de inscrição, declarar a sua condição, a espécie e o grau de deficiência, sob pena de não concorrer às vagas reservadas.

Todos os candidatos devem possuir escolaridade de ensino médio completo.

Salário

O aluno do Curso de Formação e Habilitação de Praças recebe, durante o período de curso, a 'Bolsa-Auxílio de Formação Profissional' no valor de R$ 970,42. O concluinte do Curso de Formação e Habilitação de Praças, quando nomeado Militar do Estado na graduação de Soldado Bombeiro Militar,vai receber como soldo R$ 2.319,88.

O regime jurídico de trabalho, após a posse no cargo de Soldado Bombeiro Militar, será o estatutário, em conformidade com as normas contidas na Lei Estadual nº 6.783, de 16 de outubro de 1974.

Etapas

O concurso terá duas etapas. A primeira será executada pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (Iaupe), por meio da Comissão de Concursos (Cocupe). Ela é subdividida em quatro fases: prova de conhecimentos gerais, com 80 questões, teste de aptidão física, avaliação psicológoica e avaliação médica.

Os testes de conhecimentos gerais e a redação serão aplocados em 28 de maio deste ano. O resultado dos testes sairá em 22 de junho. As provas de aptidão física terão vários exercícios que deverão ser cumpridos pelos candidatos, em caráter eliminatório. São eles: flexão de braços na Barra Fixa, natação de 50 metros, corrida de 50 metros, salto horizontal estático, flexão do abdômen e Corrida de 2.400 metros.

A segunda etapa é o curso de formação de habilitação de praças, a ser ministrado pela Secretaria de Defesa Social (SDS). O treinamento terá duração de seis meses. As datas de divulgação do resultado final e de convocação para o curso de formação ainda serão definidas.

Preso mata agente da Polícia Civil a tiros dentro de delegacia em Patos na Paraíba

O agente da Polícia Civil Klaus Cruz de Lima, de 34 anos (foto ao lado), foi assassinado a tiros na manhã deste domingo (29) dentro da Delegacia de Homicídios da cidade de Patos, no sertão da Paraíba.

 O autor dos disparos foi um homem que havia sido preso e aguardava para prestar depoimento. 
Até a publicação desta matéria, ainda não havia confirmação sobre qual arma o preso usou para cometer o crime.

 O Portal Correio que postou a noticia, entrou em contato com o delegado regional Sílvio Rabello, mas o mesmo  ainda não tinha chegado à cidade de Patos e não adiantou detalhes do caso.
Sílvio Rabello apenas confirmou que, depois de atirar contra o agente Klaus, o preso foi baleado por outro policial. O agente teria sido atingido na região da cabeça e morreu na hora. 
Já o preso que não teve o nome revelado pelo referido Portal ainda foi socorrido para um hospital da cidade, mas chegou morto à unidade de saúde.

Doença desconhecida causa morte de gado no Agreste de Pernambuco e preocupa criadores

Uma doença desconhecida tem causado a morte de bois, vacas e bezerros no município de Ibirajuba, no Agreste de Pernambuco. O fato tem deixado os criadores de animais da região preocupados, já que a causa do enfraquecimento do gado ainda é desconhecida.
Há aproximadamente uma semana, os animais de André Simplício, por exemplo, começaram a ficar fracos e pouco tempo depois já estavam mortos.
"Está acontecendo uma doença aí... que de um dia para o outro o gado está morrendo. A gente tentou vacinar", disse emocionado.
O produtor rural sofre com a morte do gado e fica ainda mais preocupado porque investiu R$ 25 mil para ampliar a produção de leite. O criador viu esta produção reduzir quase pela metade desde que os animais começaram a adoecer. De acordo com André, antes eram produzidos 280 litros de leite por dia - agora são 110.
Os criadores estão buscando possíveis respostas que justifiquem o que está causando a doença no gado. Como nenhum veterinário foi realizar exames, os donos dos animais levaram um bezerro com os sintomas da doença desconhecida para ser avaliado na Universidade Federal Rural de Pernambuco em Garanhuns, também no Agreste. (G1)

“PREFEITURA DE SALOÁ” REAJUSTA SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 880,00 PARA R$ 937,00


DSC_0725A Prefeitura de Saloá/PE enviou à Câmara dos Vereadores o Projeto de Lei n.º 001/2017 que reajusta o valor do salário mínimo no âmbito municipal. Pelo projeto em questão, a partir do mês de janeiro de 2017, o salário mínimo em Saloá passará de R$ 880,00 (oitocentos e oitenta reais) para R$ 937,00 (novecentos e trinta e sete reais), um aumento de 6,47% em relação a 2016. Os recursos para os pagamentos serão contemplados no orçamento de 2017 e a lei entrará vigor com efeitos retroativos a janeiro. Este é o primeiro ato do Prefeito Ricardo Alves (PMDB) em 2017 concedendo o aumento a todos os funcionários.
“Apesar das dificuldades enfrentadas pelos municípios, temos que cumprir com o que determina a legislação em vigor no país e nos enquadrar a estes novos valores,” disse o gestor. O Projeto já está em tramitação na Casa José Soares de Melo (Câmara dos Vereadores) e acreditamos não sofrer dificuldades para ser aprovado em sua totalidade. Segundo o Presidente da Casa, as comissões darão os seus respectivos pareceres e logo em seguida será posto em votação no Plenário. Depois de aprovado pela Câmara a Lei será enviada ao Poder Executivo para sanção e, consequentemente fará a publicação na Imprensa Oficial.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Cúpula do Conselho Nacional de Política Penitenciária renuncia


Promotor pernambucano renuncia a cargo no Conselho Nacional de Política Criminal

O presidente e outros seis conselheiros do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) entregaram, nesta quarta-feira uma carta de demissão do órgão, que é vinculado ao Ministério da Justiça. A demissão coletiva é uma retaliação às ações do ministro Alexandre de Moraes.

Os conselheiros alegam falta de diálogo entre o Ministério da Justiça e o CNPCP e reclamam do reforço da política de armamento para combater a crise penitenciária e do lançamento de um Plano Nacional de Segurança Pública sem debate com a sociedade ou consulta às pesquisas do Conselho, que já havia construído um plano em 2015. O agravamento da crise prisional foi definitivo para a renúncia dos conselheiros, que afirmam que os projetos e estudos em curso foram ignorados pela gestão Alexandre de Moraes.