O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Correios: Expectativa é grande por novo concurso! Carência é de 20 mil funcionários!

 
A situação é delicada. Desde 2011 sem concurso, os Correios precisam urgentemente de um novo concurso, já que, segundo números da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), a defasagem é de cerca de 20 mil trabalhadores. Em entrevista ao site Folha Dirigida, José Rivaldo, secretário-geral da federação, comentou a necessidade de concurso. “Só que eles queriam suprir esse déficit com concurso para temporários e nós não aceitamos. Queremos concurso para afetivos”, disse o sindicalista. Para a federação, a defasagem é de 30 mil trabalhadores.
Em resposta ao sindicalista, os Correios frisou que “diante da reestruturação organizacional e da reorganização do processo produtivo, os Correios estão reavaliando todos os estudos relacionados ao quantitativo da força de trabalho em cada localidade. Somente após a conclusão desses estudos será possível dimensionar a real necessidade de efetivo para realização de um novo concurso público.” A empresa não informou uma previsão para a conclusão dos estudos. Representantes dos funcionários querem que o concurso seja realizado em até seis meses, a partir de setembro, após a assinatura do acordo coletivo de trabalho, o que pode acontecer até o próximo mês.
O concurso dos Correios estava pronto para ser anunciado no ano passado, mas o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) determinou que a empresa não ampliasse o seu quadro de pessoal, que deve ter no máximo 118.624 profissionais. No entanto, de acordo com a assessoria de imprensa dos Correios, atualmente a instituição conta com 118.220 empregados em seu quadro funcional. Ou seja, hoje a estatal pode contratar 404 funcionários – e este número pode aumentar, já que há servidores em processo de aposentadoria.
A situação é delicada. Diversas unidades – São Gonçalo, Niterói, Maricá e Itaboraí – da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Rio de Janeiro estão decretando estado de greve nos últimos dias, sob alegação de sobrecarga e falta de condições de trabalho.
O descontentamento já foi até tema de publicação no site do Sindicado – Sintect/SP (Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares de São Paulo, Grande São Paulo e zona postal de Sorocaba). A publicação criticou a falta de abertura de concurso mediante à falta de profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário