O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Começa em Saloá a semana de saúde do homem

Segundo estudo do Instituto Nacional do Câncer (INCA) a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Esse mesmo estudo comprova que os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas. Essa ocorrência está ligada ao fato de que eles recorrem menos freqüentemente, do que as mulheres aos serviços de atenção primária e procuram o sistema de saúde quando os quadros já se agravaram.

Para ampliar o acesso dos homens aos serviços de saúde, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Saúde do Homem, em 2009. Nesse sentido, os municípios realizam anualmente a semana de saúde do homem.

Em Saloá a ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde teve início na segunda feira (05/08). Segundo a Coordenadora dos Programas Especiais de Saúde do município, Kilma Melo todos os PSFs estão realizando a ação, que conta com palestras educativas sobre saúde, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, entre outras. "Os homens que têm necessidade de passar por algum exame médico, também estão sendo encaminhados", destacou. Para facilitar o atendimento durante esta semana, é preciso que os homens compareçam aos Postos, munidos do cartão do SUS. Posto de Saúde da Família, Antônio Barros, localizado na Cohab terá um dia que só atenderá aos homens.

Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida deles é 7,6 anos menor. As doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, seguida das moléstias cardiovasculares (como o Acidente Vascular Cerebral, o AVC), outras doenças cardíacas, pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino.


O governo municipal de Saloá tem priorizado o atendimento personalizado a cada segmento. A semana de saúde do homem, foi planejada para acontecer próximo ao dia dos país (celebrado no próximo final de semana) e tem demonstrado eficiência na cobertura da demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário