O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

1º Encontro de Expressões Artísticas marca a história de Saloá


Artistas dos mais diversos segmentos estiveram reunidos na manhã da quarta feira (11/12), no colégio São Vicente, participando do Primeiro Encontro de Expressões Artísticas de Saloá. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Cultura, teve por objetivo cadastrar os artistas e servir de espaço para a troca de conhecimento, considerando o vasto número de artistas que trabalham com música, teatro, dança, Capoeira, artesanato e pintura, entre outros.

Segundo o arte-educador Pacheco Neto, que integra a Diretoria de Cultura, existe uma carência em Saloá quanto à promoção de atividades culturais, que venham a promover o lazer nos finais de semana, o que não se justifica, uma vez que existe uma intensa produção cultural que acontece, porém de maneira desarticulada.


"O que estamos fazendo aqui, é provocando o movimento cultural para que atue de maneira integrada, promovendo a cultura, pois com a promoção de ações organizadas, ganha o artista e o público consumidor de arte". Destacou Pacheco, que prepara o espetáculo "Jesus Sertanejo", para ser encenado por artistas do Coletivo Teatral de Saloá neste mês de dezembro.

A secretária de Educação, Josevalda Cavalcanti de Albuquerque, garantiu para os artistas, o apoio do Governo Municipal para as ações que promovam cultura. "Quando assumir a Secretaria de Educação me comprometi em organizar cada setor. Organizamos o departamento de Esportes e agora estamos nos empenhando para consolidar o Departamento de Cultura", disse Josevalda. "Estou muito feliz com o sucesso deste encontro. Com certeza estamos marcando a história da cultura de Saloá e teremos outros momentos de culminância artística", disse.


O artesão Eurípedes Veras, que trabalha com peças talhadas na madeira, disse que o encontro reuniu o melhor da cultura do município, mas que ainda existem muitos outros artistas que não estavam presentes. Ele expôs várias peças no holl de entrada do colégio São Vicente - uma amostragem do seu ateliê. "A grande maioria das minhas peças é vendida para turistas e estrangeiros. Geralmente são encomendadas", disse o artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário