O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Saloá integra à Rede Produtiva do Turismo Rural


A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), por intermédio do Pro-rural está desenvolvendo no Estado 56 Planos Territoriais de Redes Produtivas. Os 184 municípios de Pernambuco foram agrupados de acordo com sua afinidade produtiva. Saloá faz parte de duas (02) Redes Produtivas, a de Tubérculos e a de Turismo Rural. Para este processo o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) foi contratado para assessorar na elaboração dos Planos Territoriais de Redes Produtivas, que compõe 02 lotes e  envolvem 05 eventos

Fazem da Rede Produtiva do Turismo Rural os municípios de Bonito, Brejo da Madre de Deus, Bezerros, Garanhuns, Gravatá e Saloá. A proposta visa a implementação de projetos do turismo rural, integrando os municípios de maneira sustentável. O Governo vai investir cerca de U$ 100 milhões de dólares nos 56 Planos territoriais. Os recursos são oriundos do Bando Mundial.

Para consolidar a Rede Produtiva do Turismo Rural os municípios criaram uma agenda iniciada na quinta feira, dia 05, em reunião no Santuário das Comunidades, em Caruaru. Saloá esteve representada por técnicos da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, e Secretaria de Agricultura. Cinco Associações do município foram listadas para fazer parte do Plano territorial do turismo. São elas: Camaratuba, Iatecá, Pindoba, Riachão e Lagoa Nova. No próximo dia 18 a equipe técnica composto pelo Pro-rural e Serta estará em Saloá para colher maiores informações sobre o potencial turístico da cidade. Durante esta semana, os líderes comunitários devem participar de outra reunião, que será articulada pela Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, a fim de definir prioridades que precisam ser repassadas aos técnicos do Prorural.

O Governo Municipal deve sancionar nos próximos dias, projeto de lei que cria o Conselho de Meio Ambiente. Segundo o prefeito Ricardo Alves, a prefeitura pretende ainda criar um parque natural e deverá desapropriar área para a construção do aterro sanitário. "Vamos aproveitar todo o nosso potencial turístico e ambiental, na busca de melhor qualidade de vida para a população e garantir o surgimento de novos empregos", disse Ricardo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário