O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Boutique Solidária - um sucesso da Assistência Social de Saloá

Boutique Solidária - um sucesso da Assistência Social de Saloá



Assistência Social é uma das áreas da gestão pública que mais tem contribuído no processo de construção da cidadania. A maioria dos municípios brasileiros ainda não conta com Secretarias de Cidadania e Direitos Humanos, sendo as Secretarias de Assistência Social, outrora chamadas de Ação Social, as que lidam com os problemas mais imediatos e humanitários. Os Secretários precisam com isso, ter amor à causa e bastante criatividade para assegurar os direitos individuais e coletivos nas famílias mais fragilizadas.

Em Saloá, um projeto mostrou nesta quarta feira (18), que é possível promover assistência social, sem os vícios do assistencialismo. O secretário Carlos Roberto Ouro Preto e a equipe do CRAS - Centro de Referência em Assistência Social promoveu a Boutique Solidária - uma Loja formada com produtos que foram arrecadados a partir de doações de pessoas e do comércio local.

Para comprar na Boutique Solidária, os clientes precisavam fazer parte das famílias acompanhadas pelo CRAS e estar inscritos no programa Bolsa Família. Cada pessoa recebia 30 "Solidários" - moeda fictícia para movimentar o caixa da Boutique. As peças (roupas, calçados e acessórios) foram distribuídas de acordo com seu valor. Uma calça jeans, por exemplo, custava R$ 3 Solidários, um par de sapatos R$ 2 Solidários e assim por diante. A Boutique funcionou ao lado da Creche Municipal, na entrada da cidade.

O prefeito Ricardo Alves, foi conferir o projeto Boutique Solidário e ficou bastante entusiasmado. Ele orientou a Secretaria de Assistência Social para que realize o projeto também nos distritos do município. "Esta ação é sem dúvida uma das mais importantes já realizadas pela Secretaria de Assistência do nosso município. A equipe está de parabéns e precisa dar segmento a esta ação nos distritos", disse Ricardo.

"Essa Boutique foi maravilhosa para todas nós. A gente fica se achando muito chic, comprando tantas coisas com esse dinheiro Solidário", destacou dona Gerusa Maria (foto). Ela trouxe sua filha, Juliana Siqueira da Silva que também saiu bastante feliz com os brinquedos que comprou. "To levando boneca, urso, tudo. Tudo que for de brinquedo eu tô levando", disse entusiasmada.


A Boutique Solidária recebeu doações de servidores públicos e lojas de Saloá e Garanhuns, a exemplo de Iza Calçados, Estravagance, Só Calças, Barra Nova Calçados, Narciso e Siloé 10, além do Educandário Santa Mônica, que aderiu a causa e sensibilizou pais e alunos para doações. "Havia muitos produtos semi-novos doados pelas famílias de Saloá. Mas a maioria era de produtos novos, doados por lojas e pessoas que compraram com esse fim", destacou o secretário Carlos Ouro preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário