O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Saloá participa de reunião da Rede produtiva do Turismo Rural

Representantes de prefeituras, associações e técnicos em agroecologia estiveram participando na quinta feira, dia 16, de reunião da Rede Produtiva do Turismo Rural, promovida pelo Pro-Rural através do Serta, em Caruaru. Cerca de 30 líderes dos municípios de Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Garanhuns, Gravatá e Saloá, além do Iterpe, Prorural, Serta e MST.

O encontro teve como objetivo apresentar a versão preliminar do Plano Territorial para a Rede Produtiva do Turismo Rural e discutir aspectos prioritários. Foram listadas as potencialidade e dificuldades de cada município em relação ao envolvimento da pequena propriedade na exploração do turismo rural.

Saloá esteve representada por Emanuela Souto, da Secretaria de Agricultura; Geraldo Mouret, do Turismo e Meio Ambiente e José Roberto Barros, da Associação dos Pequenos e Médios Agricultores. O município tem as condições ideais para desenvolver o turismo rural: uma área de transição de Mata e Caatinga, Cachoeiras como a do Cuema e Buraco do Bicho, mais de 20 igrejas e o eremitério, além da RPPN Fazenda Brejo e uma geografia que fascina os praticantes de trilhas.

Segundo a gestora de projetos do Prorural Rosineide Correia, a Rede produtiva do Turismo Rural, faz parte do planejamento estruturante do Governo de Pernambuco para posterior realização de projetos de desenvolvimento sustentável. São um total de 56 Redes produtivas e que têm como modelo a Rede Produtiva do Feijão que já está com o projeto em plena execução. “Foram três anos até que fossem concluídas todas as etapas na rede produtiva do feijão. A partir desta experiência é que trabalhamos as novas redes, mas esperamos reduzir o tempo de execução, possivelmente para um ano.”, disse Rosineide.

Segundo os participantes, a discussão irá requerer, mais adiante, da participação técnica de turismólogos, além de representantes da Secretaria de Turismo do Estado e da Empetur. A próxima reunião da rede produtiva do turismo rural será nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Santuário das Comunidades, em Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário