O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Projeto Caminhos do Cuidado capacita ACSs e enfermeiros em Saloá



Projeto Caminhos do Cuidado capacita ACSs e enfermeiros em Saloá

O Projeto Caminhos do Cuidado é uma ação desenvolvida pelo Departamento de Atenção Básica à saúde mental, do Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz e o Grupo Hospitalar Conceição. A ação trás uma nova abordagem sobre o tratamento da saúde mental e discute a extinção dos chamados manicômio psiquiátricos.

 Em Saloá, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e os Auxiliares de Enfermagem das estratégias de saúde da família estão sendo formados pelo projeto. Eles participam do curso que foi iniciado no dia 23 de maio e segue até 20 de junho, com um total de 60 horas-aula, sendo 40 na modalidade presencial e 20 em aulas de campo. O curso acontece na escola de referência do ensino médio, EREM Monsenhor Marques, e foi organizado em três eixos temáticos: 1)conhecendo o território e a rede de atenção em saúde mental, 2)caixa de ferramentas dos ACSs e Técnicos de Enfermagem na atenção básica e, 3)a Reforma Psiquiátrica e Integralidade do Cuidado como diretrizes para intervenção em saúde mental.

Segundo a psicóloga Lusélle Ferro, uma das tutoras do “Caminhos do Cuidado”, a saúde mental e o uso abusivo de drogas é uma questão social e de responsabilidade de todos, por isso é preciso discutir as políticas públicas para este segmento no conjunto da sociedade, além das entidades diretamente relacionadas como CAPES, NASF e Secretaria de Saúde.

“Quando se discute saúde mental no conjunto da sociedade, fortalecemos a rede de atenção a essas pessoas, carentes de assistência e que muitas vezes desprezadas em hospitais psiquiátricos, quando o tratamento poderia ser realizado de maneira mais amena. A gente espera formar multiplicadores desse novo conceito para cuidar da saúde mental”. Disse Lusélle.

Segundo a psicóloga a ação do profissional de saúde nesse contexto é de grande importância, principalmente os ACSs que traduzem o comportamento de cada família, do ponto de vista psicossocial, garantindo o surgimento de novas estratégias para a saúde.

A meta do Ministério da Saúde é formar 290.760 alunos em todo o Brasil até o final de 2014. O objetivo do projeto é apropriar-se da reforma psiquiátrica, da política de saúde mental com ênfase na rede de atenção psicossocial, visando o cuidado, a reintegração social das pessoas usuárias de álcool e outras drogas. Todo o Brasil deverá ser inserido no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário