O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Saloá realiza com sucesso Fórum comunitário do Selo Unicef.

Saloá realiza com sucesso Fórum comunitário do Selo Unicef


Mais de mil municípios brasileiros concorrem ao Selo Unicef 2013/2016, que tem por objetivo dar visibilidade às ações da Educação, Saúde e Assistência Social, proporcionando o aumento dos índices de desenvolvimento Humano (IDH). O município de Saloá, no Agreste pernambucano é um dos que será observado pelo Fundo Unicef, devendo medir os avanços que ocorrem desde 2011 até 2016. Nesse sentido o Governo Municipal promoveu, através das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, o primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef, realizado nesta quinta-feira (21), na escola São Vicente.

Segundo a psicóloga Thays Vilanova, do CREAS, que ministrou palestra de sensibilização sobre o tema, a participação harmoniosa das três secretarias Educação, Saúde e Assistência Social é fundamental para se chegar aos índices propostos pelo Unicef. A participação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente também deve contribuir nesse processo. Thays explicou ainda que durante o período em que está concorrendo ao Selo, uma equipe do Unicef estará acompanhando passo a passo as ações desenvolvidas com vistas à premiação.

“O Selo Unicef representa para os municípios o reconhecimento a nível mundial dos avanços
da administração pública. Não acompanha premiação em dinheiro, mas significa muito para cada gestor”. Destacou o prefeito de Saloá, Ricardo Alves (PMDB). Segundo ele, os indicadores de desenvolvimento precisam ser alcançados e nada melhor para uma gestão, que testar seu secretariado criando novos desafios em favor da população.

A iniciativa do Unicef vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados para que a população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Participaram da realização do Fórum Comunitário do Selo Unicef pessoas de diversas instituições como líderes comunitários e religiosos, vereadores, Conselho tutelar, família atendida pelo sociais, professor, gestor de escola do núcleo estadual e Sindicato, entre outros.


Os municípios que se inscrevem no Selo são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. O UNICEF, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final do ciclo do Selo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo UNICEF Município Aprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário