O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Ataques deixam mortos e feridos em três países da Europa


Europa: Após assassinato de embaixador na Turquia, caminhão invade feira natalina na Alemanha, mata 12 pessoas e deixa de 48 feridos. Tiroteio em mesquita termina com três baleados na Suíça.
A segunda-feira, 19 de dezembro, foi sangrenta na Europa. Na Turquia, embaixador russo foi morto por policial turco em exposição de fotos. A Alemanha testemunhou atropelamento e morte de 12 pessoas, que deixou 48 feridos. Mais ao sul, a Suíça foi palco de ataque a muçulmanos que rezavam em mesquita de Zurique.*
Em mercado de Natal, tradicional na Alemanha, um caminhão com duas pessoas atropelou várias pessoas no cair da tarde deixando mortos e feridos. A identidade dos suspeitos não foi informada. O motorista fugiu, mas já foi capturado pela polícia. O outro ocupante do veículo foi encontrado morto dentro do caminhão.
Informações extra-oficiais chegaram a divulgar que o motorista se trataria de um paquistanês que teria chegado ao País como refugiado, mas não houve confirmação pelas autoridades. De acordo com o canal alemão, Deutsche Welle, o passageiro tinha cidadania polonesa- país de maioria católica.
O ministro do Interior alemão, Thomas de Maiziere, ainda não anunciou oficialmente que o fato se trata de um ataque, mas afirma há indícios de terrorismo. Testemunhas que estavam no local contam que o caminhão trafegava de cerca de 60km/h e parecia se direcionar deliberadamente para a multidão.
“Não deu sinais de que iria reduzir a velocidade”, disse a britânica Emma Rushton à BBC.
Turquia e Zurique
Enquanto discursava de exposição de fotografias na capital turca, Ancara, o embaixador russo Andrei Karlov foi baleado por um policial turco. Em uma sala cheia de espectadores assustados, o atirador identificado como Mevlut Mert Altintas, de 22 anos, gritava: “Não se esqueçam da Síria”. Vestido em terno preto, ele sacudia a arma enquanto falava à audiência. “Todos os responsáveis por essas atrocidades irão pagar”, dizia.
O homem se referia à tomada pelas forças russas e governistas da cidade no norte da Síria, próxima à fronteira com a Turquia. O local passou anos dividido entre governistas e forças rebeldes, que seguem a corrente sunita do Islã, assim como a maioria dos turcos, que não concordam com a intervenção russa no país vizinho.
O embaixador chegou a ser socorrido, mas morreu minutos após chegar ao hospital. O atirador também foi morto pela polícia. Um dia antes do crime, manifestantes turcos foram às ruas pacificamente protestar contra a interferência russa na Síria.
Centro Islâmico em Zurique
Na Suíça, um homem atirou em muçulmanos que rezavam em mesquita de Zurique. Até o momento, nenhum suspeito foi preso. O ataque deixou três feridos, dois em estado grave, segundo a polícia suíça. Extremistas da direita de países europeus têm escolhido muçulmanos como alvo em protesto a onda de imigração no país .*Atualiza infográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário