O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

quinta-feira, 24 de abril de 2014

DEANGELES NO CONTINENTE BRANCO - MOMENTOS INESQUECÍVEIS

Finalmente em gelo firme

Publicado em 06/04/2014, às 0:01 Por Mona Lisa

Sem conter a alegria, Valdemir e Álvaro relatam a chegada ao continente branco:
“Mais um dia começa e com ele a esperança de que iremos conseguir pousar em solo antártico. Fomos informados de que a nossa permanência no continente seria de algumas horas, mas para isso as condições climáticas tinham que colaborar. Também soubemos que não iríamos conhecer a base brasileira. O inverno chegou mais cedo do que o esperado e os navios brasileiros já tinham saído de lá, estavam em travessia, retornando para o Brasil, porque o mar já está congelando e a permanência deles poderia afetar toda a estrutura do navio.
A possibilidade de permanecer poucas horas na Antártida não foi suficiente para tirar o brilho dos nossos olhos. Começam mais uma vez os preparativos para o pouso e desta vez o semblante dos que conduziam era de tranquilidade. Ficamos muito felizes com a informação de que o pouso tinha sido autorizado e nada de errado acontecia. Chegou a hora! Pousamos na Antártida. Palmas e gritos de alegria podiam ser ouvidos por todos que estavam a bordo. Daí pra frente era só aguardar a liberação para que o desembarque fosse realizado.
O Hércules não tem muitas janelas. Por isso, não tínhamos ideia que nos aguardava. Até que a parte traseira do Hércules é aberta. A vontade de sair correndo de dentro do avião e aproveitar o máximo possível era enorme, mas as regras de seguranças são importantes e tivemos que nos conter.
Permanecemos 15 minutos sem sair de dentro do avião e a ansiedade aumentava. Depois de seguirmos o procedimento de segurança, desembarcamos. Olhar toda a beleza do lugar causa um misto de sensações que é difícil descrever. O nosso corpo sofre com o frio, os nossos olhos captam toda a beleza, nossos ouvidos percebem que o silêncio do lugar é algo a se preservar, mesmo querendo gritar de alegria nos damos conta de que o silêncio é a melhor reação que temos a tamanha beleza. Os nossos pulmões respiram o ar mais puro que se pode encontrar neste planeta. A alegria toma conta de uma forma que não sabemos conter.
Assim foi a nossa chegada ao continente. Poucas horas para registrarmos tudo o que podíamos. Cheguei a perder minhas luvas várias vezes tentando fotografar os poucos pinguins que nos presentearam com a sua aparição. As pessoas que encontramos na base chilena foram muito educadas e receptivas”.
Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Acervo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário