O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Ambientalistas da Econordeste realizam visita técnica em Saloá

Ambientalistas da Econordeste realizam visita técnica em Saloá

Uma equipe de técnicos da Organização Ambientalista Econordeste esteve no ultimo sábado (03/05) no município de Saloá e colheu informações com agricultores da Região, percorreu algumas áreas de mata, fazendo um levantamento prévio para a elaboração de projeto que visa a proteção das nascentes e o reflorestamento no município. O projeto tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, e será submetido ao Edital FEHIDRO 2014, gerenciado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) pela Econordeste.

A equipe composta por agrônomo, veterinário e geólogo, passou toda a manhã em Saloá, avaliando a flora e o relevo de parte do município, tendo como foco do projeto a atuação no bioma da Mata Atlântica. O município localiza-se numa área de transição de dois biomas: Mata Atlântica e Caatinga. Os ambientalistas ficaram admirados com a exuberância e diversidade de plantas mesmo em área com forte pressão antrópica (ação do homem sobre o ambiente, como o desmatamento). Segundo o veterinário Marcos Renato Mattos, que também é técnico em agropecuária e especialista em meio ambiente algumas árvores identificadas só ocorrem em matas úmidas, como a Quaresmeira (Tibouchina sp), o que significa que a relação clima e solo é bastante favorável.

“Nós podemos observar nessa região de Saloá que embora tenha ocorrido, e ainda ocorra um grande desmatamento, a mata é muito rica em espécies, demonstrando o potencial da área, sobretudo para que estas matas propiciem maior precipitação e infiltração de água, favorecendo o potencial de suas nascentes. Contudo, algumas áreas estão muito vulneráveis, necessitando de maior atenção, inclusive por meio de reflorestamento, para garantir a perpetuidade e qualidade das nascentes”. Disse o pesquisador. O mesmo ainda destaca que manter a qualidade das nascentes deve ser prioridade em Saloá, município provido de muito potencial hídrico que, se não adequadamente manejado pode ser perdido, causando sérios riscos de segurança hídrica da população e refletindo negativamente na economia e, até mesmo, na saúde da população local.

“A Prefeitura Municipal de Saloá tem se empenhado na criação de uma política ambiental. A estruturação da Secretaria de Meio Ambiente e criação do Comdemas representa o início de uma transformação político-ambiental”. Destacou o prefeito Ricardo Alves. O município realiza nesta semana, de 05 a 09 de maio, o primeiro Fórum de Meio Ambiente e Ecotecnologias, envolvendo escolas, sociedade civil, órgãos municipais e empresas, numa perspectiva de sensibilização e promoção do meio ambiente. Durante toda a semana acontecerão palestras, cultivo de hortas nas escolas, plantio de árvores nativas e frutíferas, além de uma exposição de ecotecnologias. O evento conta com parcerias do Governo do Estado, Universidade Federal Rural de Pernambuco e Econordeste, além da Biocev Serviços e Consultoria Ambiental e IE-Garanhuns Interligação Elétrica.


O evento contará ainda com a participação dos Secretários Executivos, Pedro Falcão, da Ciência e Tecnologia; e Hélvio Polito, do Meio Ambiente. As empresas Pec-Energia, Casa dos Ventos e CPFL Renováveis, que deverão implantar 03 parques eólicos em Saloá também estão presentes, além dos parceiros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário