O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

sexta-feira, 23 de maio de 2014

H1N1 » Campanha de vacinação contra a gripe termina hoje.

H1N1 » Campanha de vacinação contra a gripe termina hoje.




Foto: Carlos Moura/CB/D.A Press/Arquivo
Foto: Carlos Moura/CB/D.A Press/Arquivo
Termina nesta sexta-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. No Recife, até o momento, apenas 59% do público alvo fez a imunisação. Em Pernambuco, até a quarta-feira passada, somente 1.169.661 pessoas, o que representa 62,23% do público total,  tinham se imunizado.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar, no mínimo, 80% de todos os contemplados com a iniciativa: crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas aldeados, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem procurar um posto de vacinação.

A vacina imuniza contra três vírus da influenza (dois da sazonal , gripes comuns  e o da pandêmica H1N1). As contra-indicações são para quem tem alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina.

A Influza A é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Para diminuir os riscos de contrair a doença, é importante adotar cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário